Você já acordou com um solzinho entrando pela janela, um cheiro de broa de fubá saindo do forno e o aroma do Café Barão® fresquinho sendo coado na hora? É bão dimais da conta, né não?
A casa inteira fica perfumada. E seja o dia da semana que for, esse momento fica com carinha de uma manhã de domingo na casa da mãe. Ainda mais se a broa de fubá for acompanhada de uma generosa lasca de queijo. Chega a dar água na boca.
E por falar em mãe, a receita que temos aqui foi enviada por um mineiro que mora em São Paulo, mas aprendeu o segredo dessa delícia com a mãe: muita, muita, muita erva doce, queijo e assar até ficar bonito. Se puder assar num fogão a lenha, aí a experiência tá completa, será um teletransporte direto para as cozinhas mineiras.
Então, vamos combinar assim, você pega a receita aqui, faz em casa e conta pra gente como ficou. Combinado?
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de fubá
1 xícara de açúcar
½ xícara de óleo
2 ovos
1 colher de fermento em pó
Erva doce a gosto (no caso, muito gosto <3)
Queijo pra fazer a casquinha
Bata os ingredientes líquidos (leite, óleo e ovos) e o açúcar no liquidificador até que fique uma mistura homogênea.
Coloque a mistura em um recipiente, peneire a farinha de trigo, o fubá e o fermento e misture somente até incorporar tudo. Adicione a erva doce a gosto e misture.
Despeje a massa sobre uma forma untada e enfarinhada (com fubá), coloque o queijo por cima e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC, até ficar bonito, dourado, por aproximadamente 40 minutos ou até que o palito saia limpo e esteja prontim pra montar aquela mesa bonita.
Espere ficar morno para desenformar. Depois é só levar à mesa com aquele forro herdado da mãe e experimentar essa delícia com o seu Café Barão®.